objetificação, repressão e machismo: publicidade imoral.

anúncio jane pain - foto recortada para esconder genitália, mas ainda provocativa

O que você não pode ver é tudo que você quer ver, lê-se na cópia desses anúncios da Jane Pain. Você sabe ao menos o que está sendo vendido aqui? Jane Pain é uma marca espanhola de elite de roupas íntimas, de banho e acessórios. Essas imagens não são tecniamente NSFW – as mulheres sãa recortadas para que você não chegue a ver a vulta, mas a mensagem principal é “olhe minha genitália!”.

Combine isso com o fato de essas mulheres estarem espraiadas em posições indolentes – linguagem corporal passiva, submissa – e fotografadas de pouco acima (a posição do poder) – e, bem, enojante. No entanto, os anúncios seguram sua atenção, motivo pelo qual a campanha ganhou o Lapiz de Oro (2012), o maior prêmio da publicidade argentina.

Traduzi do Jezebel.com, Tricky Crotch Shots Shill Unseen Products

Quando o assunto é publicidade complica – implico mesmo com a profissão, especialmente quando sexualidade está envolvida. Primeiro, porque sou, quero ser, ou tento ser aberto; sexo está lá, aqui, faz parte de cada um e da natureza – de fato, sou um defensor assíduo da pornografia enquanto arte e enquanto meio de libertação. Mas segundo segundo porquê é sobre o contrário disso, forçar a sexualidade onde não está e nem deveria. É justamente se aproveitando do ‘medo do sexo’ e da censura de tudo que é sexual que o publicitário erra; inves de mostrar o sexo como algo normal, de defender essa liberdade, ele abusa da sexualidade reprimida e usa isso pra despertar nas pessoas criadas dentro dessa visão antiquada o desejo sexual e associar este ao produto oferecido.

Anúncios
Esse post foi publicado em mundo real e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s