cinema nas escolas

da lei 13.006, “A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.”

Professora vê desafio no cumprimento de lei que exige cinema brasileiro nas escolas

Com a palavra, Laura Salimen, assistente de direção e produtora, formada na primeira turma das Faculdades de Produção Audiovisual da PUC-RS.

“Eu que me formei em cinema escolhi uma escola Waldorf para o meu filho.
Uma escola “offline”, que não tem aula de informática, nem a “hora do filminho”…
Na escola, meu filho brinca no pátio, na caixa de areia, pisa na grama, corre, desenha com giz de cera, ouve histórias e lindas canções sempre relacionadas com a época do ano, brinca de comidinha e toda sexta-feira faz um pãozinho delicioso.

Todas as Escolas de Ed. Infantil que visitei tinham essa hora do filme, que eu acredito seja o maior caô. Porque ao invés de fazer as crianças dormirem elas ligam a TV e deixam as crianças lá…

No meu ensino fundamental a gente assistia bastante filmes nas aulas de história e documentários no laboratorio de ciências. Mas eu ficava tão preocupada no meu relatório do filme que nem assistia direito, ficava fazendo anotações… E muitas vez aprendia nada com aquilo.

Não acredito que obrigar escolas a passar filmes no horário de aula ajude a aumentar o público do cinema. A não ser que as escolas fossem aos cinemas!
E quem garante que as escolas não vão passar versões piratas dos filmes? Conheço uma escola de ensino fundamental e médio que faz isso.

Confesso que eu não estudei a lei ainda, não sei se vão sugerir os filmes ou se os filmes da Xuxa e dos Trapalhões estão valendo…

Fora que nesse Brasil de meu Deus existem escolas que se quer tem cadeiras pras crianças sentarem, imagina TV e DVD e FILMES…
Ai ai…
Quero ver os colegas comentarem:
O que vocês acharam dessa lei?”

Esse post foi publicado em cinema & teatro, mundo real e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

