sobre “a vida em anexo”

A Vida em Anexo, publicado em dezembro de 2013, reúne contos escritos entre 2000 e 2010.

Provavelmente um dos melhores livros de contos que já li na vida, e perdoem se me desfaço da minha insuperável modéstia aqui, mas não posso forçá-la onde não é bem-vinda. Meu pai achou violento demais (ele adora literatura russa e me apresentou Bukowski), mas, ao mesmo tempo, exceto no relativamente famoso conto sobre violência doméstica, acho que há algo de leve na forma como os acontecimentos são tratados justamente porque o tom é quase humorístico. Chame tragicômico, se quiser. Alguns de meus maiores ídolos ficaram embasbacados com a originalidade das estruturas frasais e a incapacidade de se compreender como uma pessoa consegue conceber não só aquelas histórias, mas cada momento dentro delas; há um tour-de-force em praticamente cada frase colocada ali.
Um recurso, na verdade um hábito antigo, que usei na maioria desses contos foi o não usar nomes próprios, de pessoas ou locais, nem datas ou qualquer referência a ambientação ou período histórico. Ainda assim, é fácil perceber a influência da cidade em que cresci no texto:

“Parabéns pelo trabalho muito bem articulado, direto e cortante! Foram boas horas curtindo teu livro pelas ruas nos ônibus de Porto, pensando ‘bá, será que foi perto daqui ou dali?’ Valeu! Que venha o próximo e outros mais!”
—João Cony, escritor portoalegrense

contracapa: Audrey Hepburn fotografada no bar do Hôtel Raphael (Paris, 1956) // capa: ilustração de Alexandre De Nadal

contracapa e capa do meu livro

Esse post foi publicado em contos & mini-roteiros, literatura & lingüística e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

