violeiro e pacto com diabo

“Como dizem por láque o violeiro só acaba tocando realmente bem com a ajuda do Diabo, [Paulo] acabou compondo uma música na qual ele conta e comenta, acompanhado pela viola, como foi o seu aprendizado também com o Diabo. É um relato em linguagem sertaneja, com bastante humor e muita poesia, tanto na letra quanto na música.

Para adquirir essa formação direta e completa de música e de poética populares, ele teve de pagar preço bem caro. Voltou para São Paulo com amebíase, toxoplasmose e hepatite. Levou mais de um ano para curar-se dessas doenças, próprias de quem vive em precárias condições de higieno, como o sertanejo brasileiro. Lembro-me de haver dito a ele, naquela ocasião, ser esse o pagamento (através da saúde) a ser feito por um jovem burguês para adquirir verdadeiramente a cultura popular brasileira. Assim, com todas aquelas doenças graves, ele havia acertado suas contas com o Diabo, por haver se tornado tão bom violeiro.” Roberto Freire, em “Eu é um Outro”

“O pacto com o demônio é uma metáfora que explica que, como tudo na vida, pra ficar bom é preciso destruir o que há de errado em vc e construir algo novo, com muito sofrimento e esperteza… os dedos todos quebrados são resultado das muitas horas tocando, tocar com eles ensaguentados significa aguentar as dificuldades da vida para continuar no seu caminho… além disso, desviar do “cão” [aspas minhas] seria como não se deixar abater pelas coisas ruins que possam aparecer no dia-dia ou na vida por si só…” Igor Donini, nos comentários desse vídeo

Anúncios
Esse post foi publicado em música e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s