sobre o apelido ‘coiote’

A escolha do apelido — ou pseudônimo — Coiote foi bem ao acaso. No meu colégio, tinha uma aluna que pixava o nome por tudo. Quando digo tudo, é tudo mesmo: classes, cadeiras, paredes, banheiros, corrimão, degraus de escada… No jornalzinho, tinha vários bilhetes pra ela a respeito. Dizem que alguém foi numa loja num shopping próximo e uma funcionária sabia o nome da guria por ter visto em ‘lotações’ (condução pública semelhante a ônibus) da área. Bem, eu achei genial, e quis criar algo parecido, mas como ela havia sido ameaçada de expulsão, achei mais esperto não usar meu nome. Daí Coiote. Várias pessoas escreviam a palavra pelo colégio, era mais um conceito do que uma pessoa, até eu usar como nick no ICQ, depois mIRC etc. Bem, também tentaram me tirar do colégio acusando eu de pixar Coiote. Dá pra acreditar? Sem provas, nem nada. Bem, deixa pra lá.

Coincidência ou não, Coiote é uma entidade da cultura Navajo e antes deles da cultura Azteca que representa, em um resumo limitado, o demônio brincalhão e sacana (como Loki para asgardianos ou o Coringa de Bob Kane para nós, nerds) ou musical.

E pra completar, escreve-se Huehuecoyotl, o que sempre leio como “heuhaeauiehae coiote”, embora a tradução correta seja Velho Coiote.

Quando à guria, é uma grafiteira admirada internacionalmente. E eu me tornei escritor com esse pseudônimo. Sinto muito, Colégio Anchieta, mas vocês deviam ter valorizado os transgressores que o resto do mundo abraçou.

Esse post foi publicado em a vida em anexo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

