citação

‹‹Lembra Agamben (2009) que o espaço sagrado é o espaço dos deuses e, portanto, espaço exclusivo dos que os reverenciam e dedicam sua vida a eles, os padres, os sacerdotes, enfim, que são os que permitem e determinam quando e como se devem dar os acessos a tais espaços. Profaná-los, portanto, seria restituir o uso e domínio aos homens, fazer do sagrado algo ordinário. Profanar a cidade seria devolver a responsabilidade de sua existência ao âmbito dos habitantes comuns, retirando seus cuidados dos que falam com os deuses e que deles se fazem porta-vozes, para que os homens possam criar seus próprios rituais, falando com as linguagens que acharem apropriadas e agindo a partir de seus costumes mundanos. É preciso expulsar as divindades do âmbito urbano. Mandá-los, e deixá-los, no longínquo panteão olimpiano.

(…)

O que importa ao caminhante é o que está aqui, acontecendo agora. E é assim que ele poderá se regenerar, à maneira dos peregrinos, reconstruindo-se ao final da jornada. Quando retorna, nada permanece igual ao que foi um dia. Aventurar-se no mundo é ter partido, é postar-se do lado de fora, fazendo da paisagem sua morada: “tomando posse dela devagar, torno-a meu espaço” (GROS, 2010, p. 39). É nessa transformação que operam os mais importantes aspectos de qualquer grande caminhada, de váris horas, e até mesmo de dias a fio.››

Theo Soares de Lima, em “ENSAIO SOBRE A VIDA COTIDIANA — Passos e tropeços de uma pesquisa psicogeográfica”

Aqui, um texto que escrevi sobre uma longa caminhada pela serra gaúcha: na estrada, parte um. Clicando no link, no topo do post tem link para a continuação, na estrada, segunda parte.

Anúncios
Esse post foi publicado em palavras sábias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s