trans: prefixo, palavra, significação

Tava pensando na etimologia de “transa”, enquanto verbo ou substantivo referente ao ATO sexual, e porquê até o prefixo “trans” me dá uma sensação boa — daquelas palavras cujo significado, não a sonoridade, forma ou qualquer outro atributo mais ‘técnico’ já trabalha minha dopa-seroto-ou qualquer outra mina e me tira do estado X para o estado Y, que é antes da euforia, mas igualmente regozijante.

E claro, pensei que o mesmo ‘trans’ se usa pra definir pessoas (coisa horrível ainda termos que fazer isso, né? definir etc) e o significado dele, que deve ser o motivo de sempre ‘soar bem’ em minha imparável cabeça e como trans é algo que associo a evolução, mas não usando ‘evolução’ de forma pretensiosa, porque evolução não é, ao contrário do que a palavra evoca em minha e tantas outras percepções, necessariamente boa, mas é, no mínimo, a mudança resultante do aprendizado e da adaptação.

E claro, trans também remete a formação posterior a outras formações, ou seja, formar não de novo ou apenas diferentemente, mas formar a partir daquilo que já se formou, aquilo de que se aprendeu, e, enfim; acho que o dicionário etimológico é bem mais eloqüente que eu:

“… exprime o significado de além de, para além de, em troca de, através”

Esse post foi publicado em a vida em anexo, palavras sábias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

